Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Relatório de Pesquisa

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação - CEDUC
Curso de Pedagogia
Acadêmicas: Débora Ferreira Pinto, Edeane César da Silva, Elizângela Garcia dos Santos e Ivanete Alves da Silva.


Introdução

Sabemos que com o uso das tecnologias diminuiu tempo e espaço e com isso surgiram novos modos de realizar tarefas, algo que também entrou em espaço educacional. Atualmente é possível estudar em casa, ou em qualquer lugar, onde não precisa necessariamente de um ambiente escolar, através da Educação à distância, que segundo Moran “é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente”.
Nesse sentido, esse trabalho surgiu como forma de trabalho avaliativo, no qual professora Teresa Kátia nos possibilitou conhecermos um desses espaços onde o uso de tecnologias é indispensável para o processo ensino-aprendizagem. Realizamos uma pesquisa na Universidade Virtual de Roraima, com o objetivo de conhecer a Instituição em todo seu contexto, no que se referem às tecnologias utilizadas, cursos oferecidos e outros mais. Usamos como metodologia a entrevista, no qual fizemos com a Pró-Reitora de ensino Lucymeire Barreto Cavalcante.
Antes da exposição dos dados de nossa pesquisa colocamos um breve Histórico da Instituição: A Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR, Unidade Administrativa Desconcentrada, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto - SECD, constituída pela Lei Estadual nº 527 de 22 de fevereiro de 2006, com a finalidade de ofertar Educação a Distância em todos os níveis e modalidades de ensino, formação continuada e complementar, prioritariamente de nível superior, além de inclusão sócio-educacional e cultural, através da Plataforma de Educação a Distância, em 15 Centros Multimídia localizados na capital e nos demais municípios do Estado, através dos recursos tecnológicos disponibilizados pela Instituição, foi transformada, pela Lei Complementar nº 156 de 14 de janeiro de 2010, para a categoria de Fundação Pública, órgão descentralizado, dotado de personalidade jurídica de direito privado com autonomia administrativa, financeira, pedagógica, científica, cultural, patrimonial e disciplinar, destinada ao ensino, pesquisa e extensão na modalidade de ensino a distância. A Fundação teve seu Estatuto aprovado pelo Decreto nº 11. 069-E de 10 de março de 2010.
A Fundação UNIVIRR, instituição pública de educação superior à distância, tem como princípios a integração entre ensino, pesquisa, extensão e tecnologia, contribuindo para o exercício da cidadania no processo de construção do conhecimento e da cultura participativa.
A Instituição tem como finalidade:
1-promover o ensino superior e a formação continuada na modalidade de educação à distância, através de ferramentas de ensino adequadas e recursos tecnológicos que possibilitem a interatividade, capazes de desenvolver o conhecimento científico, conjuntamente com os valores éticos que possam integrar o homem à sociedade, e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes no estado de Roraima;
2-ministrar cursos de extensão, de graduação e de pós-graduação, bem como, prestação de serviços e demais atividades afins, com ações especiais que objetivem a expansão do ensino, da pesquisa e da cultura no Estado;
3-realizar pesquisas estimulando atividades criativas, valorizando o indivíduo no processo evolutivo, incentivando o conhecimento científico relacionado ao homem e ao meio ambiente e fortalecendo a capacidade instalada do Estado;
4-desenvolver atividades complementares de educação, assim como, programas e ações governamentais, especialmente aquelas onde os recursos tecnológicos, físicos e humanos disponíveis possam servir de apoio e sejam decisivos para a otimização dos resultados;
5-desenvolver programas de inclusão digital destinados, prioritariamente, aos estudantes da educação Básica da rede pública de ensino e às comunidades populacionais geograficamente dispersas;
6-cooperar e fomentar parcerias e intercâmbios com universidades, órgãos das esferas federal, estaduais e municipais e outras entidades e instituições de ensino, científicas e culturais, no âmbito nacional e internacional;
7-formar estudantes que, por diversas razões, não puderam, no seu tempo próprio, encerrar ou prosseguir estudos universitários;
8-ofertar, em especial, o ensino superior e a formação continuada, na modalidade de educação à distância, aos grupos populacionais geograficamente dispersos.

Relatório da Pesquisa

A Universidade Virtual de Roraima nesses quatro anos de existência tem oferecido cursos de ensino à distância em todos os municípios de Roraima. Com recursos tecnológicos que possibilitam o processo ensino aprendizagem.
Através da entrevista com a Pró-Reitora de Ensino Lucymeire Barreto Cavalcante, pudemos conhecer mais a UNIVIRR, como seus cursos, convênios com outras instituições, cursos oferecidos à comunidade em geral e outros questionamentos surgidos no momento da entrevista. Os dados da pesquisa serão descritos a seguir.
A primeira pergunta feita foi a respeito do objetivo da criação da Fundação UNIVIRR, a pró-reitora nos respondeu que a UNIVIRR foi fundada para garantir Educação à Distância em todos os níveis e modalidades de ensino. O objetivo seria atender a demanda de professores, prioritariamente, que ainda não tinham a Graduação. E com esse trabalho além de atender os professores também atender a comunidade com cursos de Graduação e Pós-Graduação na Modalidade Ead.
A Pró-Reitora falou que atualmente a UNIVIRR tornou-se Fundação e que tem onze cursos, e atende 2.404 alunos na capital e interior. A fundação tem pólos em todos os municípios de Roraima. Por meio da Universidade Federal de Santa Catarina oferece os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Com o Instituto Federal do Pará oferece os cursos de Pedagogia, Matemática, Geografia, Física, Química e Biologia. Pela Universidade Federal de Roraima oferece o curso Gerência de Conteúdo para WEB (Curso Seqüencial). E também a UNIVIRR oferece cursos de Pós-graduação como os cursos Tecnologias Educacionais, pela PUC-Rio de Janeiro, Mídias na Educação pela Universidade Federal de Roraima e Controle de Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Através da Plataforma Tecnológica são utilizadas a vídeo-conferência. E na Fundação tem uma rede de computadores que trabalha a internet, que é via Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão - GESAC. A Pró-Reitora nos disse que a vídeo-conferência e a internet são os meios mais utilizados. A sala de vídeo-conferência também é usada para atender alunos de escolas com o Projeto Cinema.
Figura 1. Sala de Videoconferência (Alunos assistindo um filme)
 
A UNIVIRR ainda oferece cursos para a comunidade em geral, os chamados cursos de extensão, como Libras, Espanhol, Francês e Meio Ambiente. Oferece também cursos de Informática (Básico e Avançado), que já atenderam mais de 30.000 pessoas em todo o Estado. Tem ainda o Pré-vestibular Solidário.  
Figura 2. Laboratório de Informática.
A instituição é responsável por todos os 15 Pólos de Apoio Presencial, denominados Centros Multimídia – CM, que se propõem a ser um Núcleo de Tecnologia composto de 135 Laboratórios de Informática, 15 Bibliotecas em processo de instalação pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB,13 Laboratórios de Química, Física e Biologia, em fase de instalação nos municípios. E todos esses Centros Multimídia funcionam como pólos de Universidade Aberta do Brasil – UAB.     
Considerações finais
Esse trabalho foi de grande valia para nosso processo de construção de conhecimento no que se refere às tecnologias. Permitiu-nos conhecer a Universidade Virtual de Roraima em todo o seu contexto. Essa busca por conhecimento no torna pesquisadores, que através de questionamentos nos fizeram buscar respostas. Daí percebemos a importância do ato de pesquisar e da investigação, como ressalta Bagno (2008, p.18) que “a pesquisa é uma investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto específico”.
Encerramos o nosso trabalho com a certeza de dever cumprido e acreditamos que esse trabalho contribuiu para mais um aprendizado que será válido tanto para nossa vida profissional quanto pessoal.      
Referências Bibliográficas:
BAGNO, Carlos. Pesquisa na Escola: o que é, como se faz. 22ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
MORAN, José Manuel. O que é Educação à distância. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: 19 out. 2010.
UNIVIRR. Disponível em: http://univirr.edu.br/. Acesso em: 19 Out. 2010.
   

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conceitos de Educação à distância


Conceito 1: Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. Na expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância).

MORAN, José Manuel. O que é Educação a distância. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: 19 out. 2010.

Conceito 2: Educação a distância é uma forma sistematicamente organizada de auto­estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito a distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias. O oposto de "educação a distância" é a "educação direta" ou "educação face­a­face": um tipo de educação que tem lugar com o contato direto entre professores e estudantes.

NUNES, Ivônio Barros. Noções de Educação à distância. Disponível em:

Conceito 3: A Educação à distância é um processo mediado pelo uso das tecnologias, no qual não há a presença de professores fisicamente, mas através dos uma comunicação tecnológica. Por meio das tecnologias, alunos podem tirar dúvidas, interagir com os professores e outros alunos, enviar trabalhos e outros. É caracterizado por um estudo individual e a tecnologia mais utilizada é a internet.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Projeto de Ensino


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

ACADÊMICAS: Débora Ferreira Pinto, Edeane César de Silva, Ivanete Alves da Silva, Elisangela Garcia dos Santos

TEMA: Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR.

    OBJETIVO: Conhecer o sistema UNIVIRR (Universidade Virtual de Roraima) em todo seu contexto, como a forma de administração, cursos oferecidos na cidade de Boa Vista – Roraima.
     METODOLOGIA:
  • Pesquisa na internet no site da instituição;
  • Entrevista com a coordenação geral;
  • Levantamento de dados;
  • Elaboração do Trabalho escrito;
  • Apresentação do seminário.

    RECURSOS:


    Internet, caneta, papel, notebook, data show, impressora, computador. 

    RESULTADOS ESPERADOS:
    O presente projeto de pesquisa será de fundamental importância para a nossa formação acadêmica, principalmente na sociedade atual que vivemos bombardeados pelas novas tecnologias, será útil para ampliarmos nossos conhecimentos e sobretudo compartilhar novas fontes de pesquisas e experiências com profissionais das mídias educacionais da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIR).

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tabela: Ensino X Aprendizagem




Ensino por projetos


Aprendizagem por projetos

Que escolhe o tema?
(Autoria)
Professores, coordenação pedagógica
Alunos e professores individual e, ao mesmo tempo, em coordenação
Qual o contexto?

Arbitrado por critérios externos e formais
Realidade da vida do aluno
A que satisfaz?
Arbítrio da sequência do conteúdo do currÍculo
Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz
Como são tomadas as decisões?
Hierárquicas
Heterárquicas
Como são definidas as regras, direções e atividades?
Impostas pelo sistema, cumpre determinações sem optar
Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores
Qual o paradigma?
Transmissão do conhecimento
Construção do conhecimento
Qual o papel do professor?
Agente
Problematizador/orientador
Qual o papel do aluno?
Receptivo
Agente
 

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Plano de aula


Título: Animais em extinção
Professora Responsável: Débora Ferreira Pinto
Disciplina: Ciências, Geografia, Português e Artes
Turma: 4º ano
Turno: Matutino
Nº de aulas previstas: 1
Data de início: 20/09/2010
Objetivos:
Proporcionar uma aula, que possibilite:
  • Conhecer os animais que estão em extinção;
  • Saber as causas das espécies estarem em extinção; e
  • Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Metodologia:

No primeiro momento, os alunos serão divididos em grupos e serão encaminhados ao Laboratório de informática, onde farão uma pesquisa na internet, em livros e em revistas sobre as espécies que estão em extinção. Depois farão cartazes, com dados sobre os animais em extinção, que poderão conter fotos, recortes de livros e revistas e outros. Os grupos farão uma exposição com cartazes para os outros grupos, que também poderão fazer perguntas ou manifestar alguma opinião suscitada durante o debate.                                                               
Mídias e/ou tecnologias a serem utilizadas:
Computador, internet, livros, revistas, papel cartolina, cola, hidrocor,tesoura.                                                                                           
Disciplinas envolvidas:
Ciências: Estudo sobre especies em extinção;
Geografia: Preservação do meio ambiente;
Português: Leitura de materiais e dados; e
Artes: Confecção e criação de cartazes.
Avaliação:
A avaliação será de forma contínua, através da observação quanto ao interesse, participação e trabalho do grupo nas atividades propostas.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Blogs Educativos


Cantinho da Educaçao Infantil


Esse blog é muito legal, tem muitas ideias para trabalhar a arte e a criatividade, para o professor investir na educação infantil. O blog tem projetos sobre datas comemorativas, figuras e desenhos para pintar, atividades para realizar dentro e fora da sala de aula. Tem ainda links de outros sites e documentos relacionados à educação infantil para baixar. As letras do blog são médias, com exceção do cabeçalho do blog que as letras são bem grandes. O plano de fundo do blog é branco, mas contém fotos de atividades, projetos e outros, coloridos.

Aprender



O blog é super interessante, cheio de ideias, dicas e sugestões para professores que querem tornar as suas aulas mais divertidas através da Arte. Nesse blog há muitas dicas de projetos, dicas de o que fazer nas datas comemorativas, além de vídeos etc. O blog é muito colorido e chama a atenção por ser cheio de fotos de projetos realizados. Vale a pena conferir.

Aprendendo a aprender - Informática Educativa




O blog é muito interessante, nele encontra-se dicas de sites e outros blogs educativos, tem ainda vários jogos matemáticos e educativos para download, dinâmicas e ainda dicas de como trabalhar a informática em sala de aula. O blog trabalha de forma divertida a informática. Destina-se a professores e alunos. Aos professores que querem saber mais sobre as formas de se trabalhar a informática e aos alunos, que querem baixar jogos educativos e buscar dicas sobre informática. Sobre o designer, as letras são grandes e de fácil leitura, é colorido, contendo as cores vermelha e rosa.